Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Association between gingivitis and anterior gingival enlargement in subjects undergoing fixed orthodontic treatment

Zanatta, Fabricio Batistin; Ardenghi, Thiago Machado; Antoniazzi, Raquel Pippi; Pinto, Tatiana Militz Perrone; Rösing, Cassiano Kuchenbecker.
Dental press j. orthod. (Impr.) ; 19(3): 59-66, May-Jun/2014. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-723148

OBJETIVO:

o objetivo desse estudo foi verificar a associação entre volume gengival (AG) com condições periodontais e características sócio-demográficas em sujeitos com aparelho ortodônticos fixo.

MÉTODOS:

uma amostra, de 330 participantes com aparelho ortodôntico fixo, por pelo menos seis meses, foi examinada, por um único examinador calibrado, para os índices de placa e gengivais, profundidade de sondagem, nível de inserção clínico e aumento de volume gengival. O status socioeconômico, tempo com aparelho ortodôntico fixo e uso de fio dental foram verificados por entrevista oral. A verificação das associações foi realizada por meio de modelos de regressão de Poisson sem ajuste e ajustados.

RESULTADOS:

a presença de sangramento gengival (RR 1.01; 95% IC 1.00-1.01) e o excesso de resina em torno dos braquetes (RR 1.02; 95% IC 1.02-1.03) foram associadas a um aumento do AG. Não foram encontradas associações entre características sócio-demográficas e AG.

CONCLUSÃO:

sangramento gengival proximal na região anterior e excesso de resina no entorno dos braquetes estão associados a níveis mais altos de aumento de volume gengival na região anterior em sujeitos com aparelho ortodôntico fixo. .
Biblioteca responsável: BR1.1