Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comparação de diferentes métodos de registro (a priori e a posteriori) na subtraçÆo radiográfica digital (SRD) para avaliação da produção de ruídos estruturais / Comparison of different recording methods (a priori and a posteriori) in the digital radiographic subtraction (DRS) to evaluate the production of structural noise

Takeshita, Wilton Mitsunari; Iwaki, Lilian Cristina Vessoni; Iwaki Filho, Liogi; Silva, Mariliani Chicarelli da; Silva, Paula Verona Ragusa da.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-724198

Objetivo:

A Subtração Radiográfica Digital (SRD) é uma técnica utilizada para comparar duas radiografias de um mesmo objeto, realizadas em diferentes momentos, para demonstrar a existência de diferenças entre elas. Contudo, a reprodutibilidade da geometria de relação entre objeto, filme e fonte de raios X é indispensável para evitar a formação de ruídos estruturais. O objetivo deste trabalho foi comparar a aplicação de diferentes métodos de registros (a priori e a posteriori), em diferentes tempos de exposiçao (0,2 e 0,4 segundos), na produçÆo de ruído estrutural em imagens subtraídas.

Método:

dez mandíbulas foram radiografadas em duas situaçães com uso de posicionadores convencionais sem registro e com registro a priori, sendo que ambos os métodos foram reproduzidos após 15 dias. O registro a posteriori foi realizado por meio do programa Regeemy© 0.2.43, e a subtraçÆo no programa Image Tool© 3.0. O ruído estrutural foi quantificado pelo programa Adobe Photoshop©7.0, que fornece valores de desvio padrÆo dos níveis de cinza na regiÆo de interesse (ROI). Esses valores foram submetidos à análise estatística ANOVA e teste Tukey a 5% de significância.

Resultados:

no tempo de exposiçÆo 0,4 s, os grupos obtiveram valores menores de desvio padrÆo em relaçÆo ao tempo de 0,2 s. Os grupos com registro a posteriori e a priori associados tiveram os menores valores de desvio padrÆo, seguidos pelos grupos com registro a posteriori. ConclusÆo nas condiçães estudadas, o tempo de 0,4 s foi o mais adequado e a utilizaçÆo do registro a posteriori foi essencial na formaçÆo de imagens subtraídas com baixo ruído estrutural...
Biblioteca responsável: BR1264.1