Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Anesthetic blockage of the auriculotemporal nerve and its clinical implications / Bloqueio anestésico do nervo auriculotemporal e suas implicações clínicas

Nascimento, Mirella Marques Mercês do; Porto, Gabriela Granja; Nogueira, Cyntia Medeiros; Vasconcelos, Belmiro Cavalcanti do Egito.
Odontol. clín.-cient ; 10(2): 143-146, Abr.-Jun. 2011.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-725255

OBJETIVO:

este estudo avaliou o uso de bloqueio anestésico do nervo auriculotemporal como tratamento para disfunções da articulação temporomandibular.

METODOLOGIA:

amostra foi constituída de dez pacientes com disfunção temporomandibular, classificados nos grupos Ia, IIa e IIIa, de acordo com os Critérios Diagnósticos de Pesquisa em Disfunção Temporomandibular. O bloqueio do nervo auriculotemporal foi realizado com 1ml de bupivacaína a 0,5%, sem vasoconstritor, durante 8 semanas. A máxima abertura de boca, a protrusão da mandíbula e dor foram avaliadas no momento basal, 1ª e 8ª semanas, e após dois meses de tratamento. Para a análise estatística, o teste F (ANOVA) foi utilizado com um nível de significância de 5%.

RESULTADOS:

dois meses após o término do tratamento, o bloqueio anestésico diminuiu a dor, com uma diferença estatística significativa (p = 0,006). O tratamento proposto resultou em aumento da abertura bucal máxima (p = 0,406) e melhora do movimento de protrusão (p = 0,018).

CONCLUSÃO:

o bloqueio anestésico do nervo auriculotemporal pode ser utilizado em casos agudos de dor na articulação temporomandibular. Assim, o tratamento proposto não parece ser eficaz para diminuir a dor nos casos de disfunções temporomandibulares a longo prazo.
Biblioteca responsável: BR97.1