Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Quantitative analysis of dental enamel removal during a microabrasion technique

Ramalho, Karen Müller; Aranha, Ana Cecília Correa; Eduardo, Carlos de Paula; Rocha, Rodney Garcia; Bello-Silva, Marina Stella; Lampert, Friedrich; Esteves-Oliveira, Marcella.
Clin. lab. res. dent ; 20(3): 181-189, jul.- set. 2014. ilus, tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-730185

Objetivo:

Quantificar, por meio de perfi lometria, a profundidade de esmalte dental removido durante o emprego de uma técnica de microabrasão utilizando-se ácido clorídrico e abrasão manual com espátula plástica.

Método:

Trinta e seis espécimes obtidos de terceiros molares humanos foram polidos, para obtenção de superfícies planas, e divididos em 3 grupos (n = 12) de acordo com os diferentes tratamentos recebidos tratamento placebo com água deionizada, como controle negativo (CG); microabrasão com ácido clorídrico a 6.6, OpalustreTM (G1); e ácido clorídrico a 6, Whiteness RMTM (G2). A microabrasão foi realizada, de forma padronizada, submetendo os espécimes a 4 ciclos de 10 segundos cada e abrasão manual utilizando-se uma espátula plástica com carga de 200 g. A perda da superfície de esmalte foi medida após cada um dos ciclos de tratamento por meio de perfi lômetro de contato.

Resultados:

Após os primeiros 10 segundos de abrasão, já foi encontrada perda de esmalte em ambos os grupos tratados (G1 e G2). Nos grupos G1 e G2, a cada ciclo de 10 segundos, foi observado um aumento signifi cativo na perda de esmalte (p ≤0.05). Após 4 abrasões de 10 segundos cada, as médias de perda de esmalte nos grupos tratados foram 46.04 μm (G1) e 54.65 μm (G2). Foi encontrada uma diferença signifi cativa entre G1 e G2 com relação à perda de esmalte de microabrasão em esmalte dental com segurança, utilizando-se ácido clorídrico e abrasão manual com espátula plástica.
Biblioteca responsável: BR501.1