Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Infiltração marginal microbiana em selamento coronário duplo / Marginal microbial infiltration in coronary double sealing

Parron, Lauren Fernanda; Panerari, Alini Leopoldo da Silva; Cimardi, Ana Claudia Baladelli da Silva; Victorino, Fausto Rodrigo.
Rev. odontol. UNESP (Online) ; 43(6): 409-413, Nov-Dec/2014. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: lil-730691

Introdução:

O selamento coronário deve ser eficiente em impedir a penetração de saliva e seus contaminantes para o interior do sistema de canais radiculares.

Objetivo:

Avaliar o grau de infiltração microbiana em selamento duplo coronário utilizando Coltosol® associado ao MaxxionR® e ao Bioplic®. Material e

método:

Foram utilizados dentes pré-molares humanos extraídos, nos quais foram realizadas aberturas coronárias padronizadas com seis milímetros de profundidade. Os grupos foram divididos de acordo com os cimentos restauradores provisórios Grupo I - Bioplic®; Grupo II Bioplic® + Coltosol®; Grupo III Maxxion R®; Grupo IV Maxxion R® + Coltosol®; Grupo V - Coltosol®; Grupo controle. Foi confeccionado um dispositivo adaptando-se os dentes na porção inferior de tubos Eppendorf®, de modo que dois terços se projetem para fora do tubo plástico. O dispositivo foi fixado em frasco de vidro, contendo 7 mL de caldo estéril "Brain Heart Infusion". Na porção superior do tubo Eppendorf, foi realizada a inoculação de Enterococcus faecalis. A leitura foi realizada a cada 24h, durante 30 dias, avaliando-se a turvação no meio de cultura em contato com o ápice dentário. Os resultados foram submetidos ao teste estatístico Kruskal-Wallis (p<0,05).

Resultado:

Houve infiltração em todos os grupos ao final dos 30 dias e os grupos I e IV apresentaram 50% de infiltração. Os grupos IV e V apresentaram infiltração em cinco dias e o grupo III, em 26 dias.

Conclusão:

A associação entre os cimentos restauradores provisórios não impediu nem diminuiu a infiltração marginal de Enterococcus faecalis. .
Biblioteca responsável: BR39.2