Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aplicação de metodologias de segmentação de imagem para medição automatizada dos níveis ósseos de implantes em radiografias periapicais padronizadas / Application of image segmentation methods for automated implant bone level measurements in periapical standardized radiographs

Messias, Ana; Reis, Rita; Rocha, Salomão; Guerra, Fernando; Nicolau, Pedro; Cunha, Pedro; López, Miguel.
ImplantNews ; 11(6a): 132-138, 2014. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: lil-733634

Objetivo:

validar um método automatizado para a determinação de níveis ósseos de implantes. Material e

métodos:

dois examinadores analisaram 60 radiografias de implantes (Camlog Screw-Line) através de uma interface gráfica desenvolvida para a aplicação do método de segmentação de imagem. O processo baseou-se na aplicação de uma série de passos automatizados para isolar a crista óssea e os implantes, a fim de computar a intersecção entre o osso e o implante. Os níveis ósseos foram posteriormente computados através da determinação da distância entre o primeiro contato osso-implante e o ombro do implante. A concordância e a exatidão do método foram determinadas por comparação dos níveis ósseos obtidos pelo método com os correspondentes obtidos manualmente.

Resultados:

não foram determinadas diferenças entre os resultados das medições manuais e as obtidas através do método de segmentação (teste Anova para medidas repetidas, p=0,852). A análise de concordância revelou um coeficiente de correlação intraclasse de 0,839 ([0,783-0,884, 95% IC], p < 0,01). Mais de 60% das medições foram consideradas exatas.

Conclusões:

o método proposto provou ser uma ferramenta precisa e fidedigna para a medição de níveis ósseos, contribuindo para a diminuição da variabilidade entre observadores.
Biblioteca responsável: BR243.1