Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comparison of biochemical and immunological profile of pediatric patients with acute myeloid leukemia in relation to healthy individuals / Comparação do perfil bioquímico e imunológico de pacientes pediátricos com leucemia mieloide aguda e de indivíduos saudáveis

Sanches, Fabiane L.F.Z.; Nitsch, Taís M.; Vilela, Maria Marluce S.; Sgarbieri, Valdemiro C..
J. pediatr. (Rio J.) ; 91(5): 478-484, Sept.-Oct. 2015. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-766167
RESUMO

OBJETIVO:

Comparar o perfil bioquímico e imunológico de pacientes pediátricos portadores de leucemia mieloide aguda (LMA) em relação a um grupo de crianças e adolescentes saudáveis. MÉTODOS Estudo transversal, em que foram avaliados 21 pacientes com LMA virgens de terapia e 24 indivíduos saudáveis. Foram analisados proteínas séricas, leucócitos e subgrupos, eritrócitos, hematócrito, hemoglobina e plaquetas, citocinas em cultura de células mononucleares do sangue periférico sob condição espontânea e estimulada por BCG ou PHA, imunoglobulina A e glutationa eritrocitária. Análise estatística foi feita com o software SPSS considerando p < 0,05.

RESULTADOS:

Albumina sérica foi superior (p < 0,0001) no grupo de controle, bem como todos os parâmetros relacionados com os glóbulos vermelhos (p < 0,0001). Para os leucócitos e subgrupos não houve diferença estatística entre os pacientes com LMA e o grupo controle. As concentrações foram significativamente mais elevadas sob condições espontânea e estimulada por BCG para as citocinas TNF-a, IL-6, IL-10 e IFN-? no grupo controle. Sob condição estimulada com PHA a concentração foi superior (p = 0,002) apenas para a IL-6. Não houve diferença estatística para as demais citocinas e para IgA salivar entre os dois grupos. Glutationa eritrocitária foi superior (p < 0,0001) nos pacientes LMA.

CONCLUSÕES:

Diante do exposto, foi possível caracterizar o perfil bioquímico e imunológico de pacientes pediátricos com LMA, bem como evidenciar diferenças significativas em alguns desses parâmetros ao se compararem os indivíduos doentes e o grupo de crianças e adolescentes saudáveis.
Biblioteca responsável: BR1.1