Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influence of photoinitiators and light sources on the degree of conversion of experimental resin cements / Influência de fotoiniciadores e fontes de luz no grau de conversão de cimentos resinosos experimentais

Segreto, Dario Raimundo; Naufel, Fabiana Scarparo; Brandt, William Cunha; Guiraldo, Ricardo Danil; Correr Sobrinho, Lourenço; Sinhoreti, Mário Alexandre Coelho.
Braz. dent. sci ; 18(2): 65-72, 2015. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: lil-766803

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de conversão (DC) de sete cimentos resinosos experimentais formulados com diferentes fotoiniciadores, quando ativados por duas fontes luminosas (LCUs) atravessando a cerâmica. Material e

Métodos:

Sete formulações foram preparadas com diferentes concentrações (em peso) de Canforoquinona (CQ) e/ou Fenilpropanodiona (PPD) C5 0,5% CQ; C8 0,8% CQ; P5 0,5% PPD; P8 0,8% PPD; C1P4 0,1% CQ e 0,4% PPD; C4P1 0,4% CQ e 0,1% PPD; e C4P4 0,4% CQ e 0,4% PPD. Cada mistura foi carregada com 65% em peso de partículas de carga silanizada. Foram usadas duas fontes luminosas para a fotoativação uma de luz halógena de quartzo-tungstênio (QTH) e uma de diodo emissor de luz (LED). A irradiância (mW/cm²) foi calculada pela potência média de saída dividida pela área da ponta do aparelho. DC foi obtido por espectroscopia de infravermelho transformada de Fourier. Os dados foram submetidos a ANOVA 2-Fatores e ao teste de Tukey (5%).

Resultados:

Os valores de DC não exibiram diferenças significativas para LCUs, independente do tipo de fotoiniciador. O maior DC foi observado para o cimento P8, e o menor para C5. Valores intermediários de DC foram observados nos demais cimentos. No entanto, quando usado QTH, P8 diferiu dos cimentos C1P4, C4P1 e C5; e quando o LED foi empregado, P8 diferiu apenas de C4P1 e C5.

Conclusão:

Portanto, PPD é uma alternativa viável para o desenvolvimento de cimentos resinosos fotoativados, e a associação PPD/CQ também pode ser viável, uma vez que C4P4 foi semelhante a P8.
Biblioteca responsável: BR243.1