Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Hematomas de erupção: relato de três casos clínicos em bebês / Eruption hematomas: report of 3 clinical cases in infants

Almeida, Luiza Helena Silva de; Azevedo, Marina Sousa; Pappen, Fernanda Geraldo; Romano, Ana Regina.
RFO UPF ; 20(2): 222-226, maio-agosto 2015. ilus
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: lil-771322

Introdução:

Os cistos de erupção são considerados um tipo de cisto dentígero e podem ocorrer na dentição decídua. Essa patologia ocorre quando o dente apresenta dificuldade para vencer resistências e irromperna arcada dentária, permanecendo a face oclusal ou incisal de sua coroa recoberta por um capuz de mucosa gengival, favorecendo um processo inflamatório de natureza traumática.

Objetivo:

o objetivo deste artigo éapresentar três casos clínicos de hematomas de erupção associados aos dentes decíduos em bebês atendidos no projeto Atenção Odontológica Materno-Infantil da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal dePelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, e a conduta adotada. Relato de casos os casos apresentados são de uma menina de dez meses e de dois meninos, um com treze e outro de dezoito meses de idade, cujas mães relataram a presença de uma alteração de coloração azulada. Nos três casos foi realizada a drenagem do cisto devido ao relato de choro da criança desde o aprecimento do cisto, de alteração na cronologia de erupção e de dificuldade de alimentação da criança, respectivamente.Considerações finais dessa forma, em caso de hematoma de erupção em bebês, cabe ao profissional orientar a família e, quando necessário, intervir, pois é um procedimento simples e resolutivo.
Biblioteca responsável: BR1.1