Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efficacy of passive ultrasonic irrigation in removing root filling material during endodontic retreatment / Eficácia da irrigação ultrassônica passiva na remoção de material obturador durante o retratamento endodôntico

Michelon, Carina; Frighetto, Marina; Lang, Pauline Mastella; Bello, Mariana De Carlo; Pillar, Rafael; Serpa, Geraldo Fagundes; Bier, Carlos Alexandre Souza.
Rev. odontol. UNESP (Online) ; 45(1): 15-20, jan.-fev. 2016. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: lil-774584

Introdução:

O retratamento endodôntico requer a remoção de todos os materiais obturadores para a limpeza, o preparo e a obturação subsequentes do canal radicular.

Objetivo:

Avaliar a eficácia da Irrigação Ultrassônica Passiva (IUP) na remoção de material obturador residual após a desobturação com sistema rotatório de níquel-titânio. Material e

método:

Dezoito raízes mesiais de molar inferior com istmos foram preparadas e obturadas. A obturação foi removida com o sistema rotatório ProTaper Retratamento e limas manuais tipo K. Os espécimes foram randomizados em dois grupos (n = 9), ambos irrigados com NaOCl a 2,5% e EDTA a 17%. No grupo Convencional, a seringa de irrigação foi utilizada. No grupo da IUP, a técnica da IUP foi usada. As raízes foram seccionadas longitudinalmente e avaliadas em estereomicroscópio. O teste t de Student foi usado para comparar os grupos e o modelo linear geral foi usado para comparar os terços cervical, médio e apical dentro de cada grupo, no que diz respeito a porcentagem de material obturador residual.

Resultado:

Não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos, independentemente do terço do canal radicular analisado (P> 0.05). No grupo da IUP, o terço apical mostrou uma porcentagem significativamente mais alta de material obturador residual quando comparado aos terços cervical (P = 0.038) e médio (P= 0.029).

Conclusão:

A IUP não foi mais eficaz do que a técnica convencional na remoção de material obturador remanescente durante o retratamento endodôntico em canais radiculares com anatomia complexa.
Biblioteca responsável: BR39.2