Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

As dimensões do acesso aos serviços de saúde bucal na mídia impressa / Dimensions of oral health services access in printed media

Esposti, Carolina Dutra Degli; Cavaca, Aline Guio; Côco, Lezimara Santiago de Andrade; Santos-Neto, Edson Theodoro dos; Oliveira, Adauto Emmerich.
Saúde Soc ; 25(1): 19-30, jan.-mar. 2016. graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-776571
As informações divulgadas pela mídia contribuem para construir a representação populacional sobre o Sistema Único de Saúde. Este estudo objetivou analisar a veiculação do tema "acesso aos serviços de saúde bucal" na mídia impressa do Espírito Santo (ES), Brasil. Uma pesquisa de abordagem qualitativa e documental foi realizada, com análise das matérias relacionadas ao acesso aos serviços de saúde bucal veiculadas entre março de 2004 e junho de 2009 nos dois principais jornais do Espírito Santo (A Gazeta e A Tribuna). Para a seleção das matérias utilizamos as palavras-chave: "Dentista", "Odontologia" e "Saúde Bucal". Foram encontradas 392 notícias, sendo 121 delas sobre o tema "acesso aos serviços de saúde bucal". Foram selecionadas 41 matérias para esta análise, segundo as regras de exaustividade, representatividade, homogeneidade e pertinência. A análise de conteúdo temática dos dados foi realizada seguindo as categorias "disponibilidade", "capacidade de pagar" e "aceitabilidade". A maioria das matérias divulgou serviços odontológicos disponibilizados gratuitamente por prefeituras, faculdades, igrejas e ações maçônicas. Percebeu-se maior divulgação sobre políticas públicas de saúde bucal em 2004, que abordavam o acesso ao tratamento odontológico e à água fluoretada. Constatou-se frequente divulgação sobre a disponibilidade dos serviços de saúde bucal, incisiva sinalização dos problemas do setor público e apresentação da saúde suplementar como alternativa para suprir suas ineficiências. Também se verificou poucas matérias que abordaram a dimensão da aceitabilidade. Considera-se que, apesar da considerável disseminação de informações pelos veículos de comunicação no período estudado, torna-se fundamental que a imprensa problematize o acesso aos serviços de saúde bucal em suas dimensões.
Biblioteca responsável: BR67.1