Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Influence of a heating device and adhesive temperature on bond strength of a simplified ethanol-based adhesive system / Influência de um dispositivo de aquecimento e da temperatura do adesivo na resistência de união de um sistema adesivo à base de etanol

Carvalho, Marcos Paulo Marchiori; Rocha, Rachel de Oliveira; Krejci, Ivo; Bortolotto, Tissiana; Bisogno, Fábio Ecke; Susin, Alexandre Henrique.
Rev. odontol. UNESP (Online) ; 45(2): 97-102, mar.-abr. 2016. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: lil-780069

Introdução:

O aumento da temperatura do adesivo tem sido pesquisado como forma de melhorar a evaporação do solvente, reduzir a viscosidade e melhorar a permeação dos monômeros na dentina.

Objetivo:

Investigar a influência de diferentes métodos de aquecimento na resistência de união à dentina sob um ensaio de microtração de um adesivo de condicionamento ácido total. Material e

método:

Vinte e quatro terceiros molares hígidos foram seccionados transversalmente a fim de expor a superfície plana da dentina. As amostras foram condicionadas ácido fosfórico a 37% e dividido em três grupos (n=8). São eles 1) Controle - onde o adesivo (Adper Single Bond 2, 3M ESPE) foi aplicado em temperatura normal (25°C); 2) Dispositivo de aquecimento - O adesivo foi aquecido em um dispositivo específico até alcançar a temperatura de 37°C e só então aplicado à dentina; 3) Ar quente - Usou-se jato de ar aquecido a 50°C por 10 segundos a uma distância de 10cm para facilitar a evaporação do solvente. Os espécimes foram restaurados com resina composta (Filtek Z250 A2, 3M ESPE) e preparados para o ensaio de microtração, após 24h de armazenamento em água destilada. Os dados obtidos foram submetidos para análise de variância (ANOVA) e teste de Tukey (p< 0,05).

Resultado:

Não houve diferença significativa entre os grupos (p> 0,05). As médias da resistência de união para o grupo controle, dispositivo de aquecimento e ar quente foram, respectivamente, 48,5 (± 5,2), 40,35 (± 4,9), e 47,2 (± 5,3).

Conclusão:

Os diferentes métodos de aquecimento não influenciaram significativamente na resistência de união imediata à dentina de um Sistema adesivo de condicionamento ácido total.
Biblioteca responsável: BR39.2