Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil socioeconômico dos usuários e motivo de procura de uma clínica de ensino / Perfil socioeconómico de los usuarios y motivos por los que buscan atención dental en clínicas de enseñanza / Socioeconomic profile of users and reasons why they seek dental care in teaching clinics

Barros Marinho Maia, Fabiana; son Tavares de Sousa, Emer; Feitosa Alves, Vanessa; Correia Sampaio, Fábio; Soares Forte, Franklin Delano.
Rev. cuba. estomatol ; 53(2): 17-23, abr.-jun. 2016. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-784991

Introdução:

as instituições de ensino têm compromisso com a formação profissional qualificada, devendo estar preparada para atuar na sociedade.

Objetivo:

conhecer o perfil socioeconômico dos usuários da Clínica de Cariologia, identificando os motivos de procura do serviço.

Métodos:

estudo transversal e quantitativo, analisado dos prontuários da Clínica de Cariologia de uma IES. Foram analisados todos os 313 prontuários no período de 2011 a 2013. Os dados coletados foram variáveis sociodemográficas (idade, gênero, renda familiar, escolaridade materna e paterna) e motivos da procura pelo serviço. Esses dados foram trabalhados descritivamente, sendo submetidos ao teste estatístico qui-quadrado considerando significativo no nível de 5 por cento.

Resultados:

os usuários tinham idade média em 6 ± 7,81 anos, havendo distribuição homogênea entre os sexos, feminino (50,2 por cento) e masculino (49,8 por cento). A maioria dos pais e mães estudou mais de oito anos, sendo 67,35 por cento e 70,43 por cento, respectivamente. Cerca de 37,75 por cento dos pais e 43,9 por cento das mães com mais de oito anos de escolaridade procuram a Clínica para realização de tratamento, enquanto 29,6 por cento de pais e 26,53 por cento das mães, o motivo foi a prevenção. Observou-se relação entre escolaridade paterna e motivos pela procura do serviço (p= 0,01). Quanto à renda, 49,9 por cento relatou não ter renda familiar, 39,8 por cento recebem até um salário mínimo e 10,4 por cento recebem mais de um salário. Das famílias sem renda, 37 por cento buscam o serviço para a realização de tratamento, e 12,7 por cento para prevenção.

Conclusão:

O perfil da população que procurou a clínica foi aquela mais vulnerável socioeconomicamente e o motivo para consulta foi o tratamento(AU)
Biblioteca responsável: CU1.1