Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atividade antibacteriana de cimentos endodônticos puros e acrescidos de antibióticos contra duas linhagens ATCC de Enterococcus faecalis / Antibacterial activity of pure endodontic sealers and antibiotic-loaded sealers against two ATCC strains of Enterococcus faecalis

Lourenço, Caroline de Matos; Freitas, Rafaela Pignatti de; Pegoraro, Thiago Amadei; Saraiva, Patrícia Pinto; Greatti, Vanessa Raquel; Vivan, Rodrigo Ricci; Duarte, Marco Antonio Hungaro; Weckwerth, Paulo Henrique.
Rev. Salusvita (Online) ; 35(1): 9-25, 2016. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-788577

Introdução:

canais radiculares necrosados e não tratados se caracterizam pela presença de uma microbiota mista e polimicrobiana.O E. faecalis demonstra alta resistência a medicamentos usados durante o tratamento endodôntico, sendo um dos poucos microrganismos que tem demonstrado in vitro resistir ao efeito antibacteriano do hidróxido de cálcio. Além disso, é a espécie bacteriana mais frequentemente isolada, com prevalência variando entre 29% e 77% nos canais radiculares de dentes com insucesso endodôntico.

Objetivo:

avaliar a atividade antibacteriana dos cimentos endodônticos MTA Fillapex, Sealapex, Sealer 26 e Endofill puros e acrescidos de amoxicilina e ciprofloxacina frente a duas linhagens ATCC de Enterococcus faecalis (ATCC 29212 e ATCC 4083).

Método:

os testes foram realizados pela técnica de difusão radial dos cimentos aplicados diretamente no ágar, impregnados em discos de papel aplicados sobre o ágar e pelo teste de contato direto. Para a análise estatística utilizaram-se os testes de ANOVA e Tukey com nível de significância de 5%. Resultados e Discussão os resultados mostraram que pela técnica da difusão radial, considerando os cimentos puros, o Sealapex foi o único que apresentou halo de inibição frente às duas linhagens. Já, quando da associação da amoxicilina e ciprofloxacina o MTA Fillapex demonstrou os melhores halos de inibição para as duas linhagens. Todos os cimentos tiveram a ação potencializada pela adição dos antibióticos (p<0,05). Pela técnica de difusão dos cimentos impregnados em discos de papel, o cimento Sealapex puro fresco revelou atividade antimicrobiana e também em todas as variáveis de tempo. Quando acrescidos os antibióticos, todos os cimentos tiveram a ação antimicrobiana potencializada pelas drogas, em todas as variáveis de tempo. Este mesmo resultado foi observado na técnica do contato direto dos cimentos com ambas as linhagens.

Conclusão:

a atividade antibacteriana, frente ao E. faecalis, dos cimentos MTA Fillapex, Endofill, Sealer e Sealapex acrescidos os antibióticos amoxicilina e ciprofloxacina, é potencializada mesmo após um longo período da presa dos cimentos.
Biblioteca responsável: BR1.1
Localização: BR275.1