Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência de lesões bucais diagnosticadas no laboratório de patologia bucal da Universidade Tiradentes (2002- 2010) / Prevalence of oral lesions diagnosed in oral pathology laboratory of Tiradentes University (2002-2010)

Melo, Auremir Rocha; Pires, Suse Mara Sandes; Ribeiro, Cyntia Ferreira; Albuquerque Júnior, Ricardo Luiz Cavalcanti; Melo, Allan Ulisses Carvalho de.
Rev. cir. traumatol. buco-maxilo-fac ; 13(2): 109-114, Abr.-Jun. 2013. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-792167

Objetivo:

Identificar as principais patologias do sistema estomatognático diagnosticadas no Serviço de Patologia Bucal da Universidade Tiradentes.

Metodologia:

A amostra foi constituída pelos laudos histopatológicos de tecidos bucais elaborados no período entre 2002 e 2010. os seguintes dados foram coletados gênero e idade do paciente, localização da lesão e diagnóstico histológico.

Resultados:

Foram analisados 128 laudos, sendo 119 lesões benignas (92,9%) e 09 malignas (7,1%). Houve 17 diagnósticos histológicos diferentes, sendo os mais comuns a hiperplasia fibrosa inflamatória e a mucocele. o lábio inferior foi a região mais afetada. os pacientes apresentavam idades entre 3 a 82 anos com média de 36,8 anos, e a maioria era do gênero feminino (61,7%).

Conclusão:

As características básicas dos pacientes com lesões estomatognáticas diagnosticadas no serviço de patologia bucal da Universidade Tiradentes correspondem ao indivíduo do gênero feminino, com idade média de 36,8 anos, apresentando uma lesão em tecidos moles, principalmente no lábio inferior, sendo hiperplasia fibrosa inflamatória o diagnóstico mais comum.
Biblioteca responsável: BR97.1