Your browser doesn't support javascript.

BVS Odontologia

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Corpo estranho esofágico em paciente canino - Relato de caso / Esophageal foreign body in a canine patient - Case report / Cuerpo extraño esofágico en paciente canino - Relato de caso

Sá, Thaís Camaso de; Fernandes, Ellenn Pollyanna Alexandre; Borges, Jessé Lahos; Trindade, Alana Bárbara; Sinhorin, André Luiz; Otutumi, Luciana Kazue.
Arq. ciênc. vet. zool. UNIPAR ; 20(3): 179-182, jul-set. 2017. ilus
Artigo em Português | VETINDEX | ID: vti-18668
Os corpos estranhos esofágicos (CEE), ocasionados geralmente por objetos pontiagudos, são comuns em cães, sendo uma das causas que frequentemente levam à regurgitação e disfagia. Seu tratamento consiste na remoção endoscópica ou cirúrgica do corpo estranho e tratamento de suas complicações. Relata-se um caso clínico de corpo estranho esofágico em paciente canino mestiço, de um ano, atendido no Hospital Veterinário da Universidade Paranense, apresentando histórico de ingestão de osso e regurgitação por um período de três dias anteriores à consulta, diagnosticado com CEE por meio do histórico e de radiografias torácicas obtidas durante seu internamento. O tratamento consistiu na remoção cirúrgica do CEE e tratamento sintomático das complicações e patologias concomitantes desenvolvidas ao longo do período pós-operatório, incluindo-se piotórax, babesiose e erliquiose. O método cirúrgico de remoção do corpo estranho esofágico no paciente canino relatado permitiu uma abordagem terapêutica e diagnóstica, proporcionando completa remoção do CEE e resolução da perfuração esofágica secundária.(AU)
Biblioteca responsável: BR68.1
Localização: BR68.1