Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud Odontología. Uruguay

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Ablação por Cateter de Taquicardia Atrial Focal com Ativação Precoce Próxima ao Feixe de His, a Partir da Cúspide Aórtica não Coronária / Catheter Ablation of Focal Atrial Tachycardia with Early Activation Close to the His-Bundle from the Non Coronary Aortic Cusp

Hospital das ClinicasChokr, Muhieddine; Hospital das ClinicasMoura, Lucas G. de; Hospital das ClinicasSousa, Italo Bruno dos Santos; Hospital das ClinicasPisani, Cristiano Faria; Hospital das ClinicasHardy, Carina Abigail; Hospital das ClinicasMelo, Sissy Lara de; Ponte Filho, Arnobio Dias da; Costa, Ieda Prata; Tavora, Ronaldo Vasconcelos; Hospital das ClinicasSacilotto, Luciana; Hospital das ClinicasWu, Tan Chen; Hospital das ClinicasDarrieux, Francisco Carlos da Costa; Hospital das ClinicasHachul, Denise Tessariol; Hospital das ClinicasAiello, Vera; Hospital das ClinicasScanavacca, Mauricio.
Arq. bras. cardiol ; 116(1): 119-126, Jan. 2021. tab, graf
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS | ID: biblio-1152966
Resumo Fundamento A ablação da taquicardia atrial (TA) com local de ativação mais precoce próxima ao feixe de His é um desafio, devido ao risco de bloqueio de AV completo por sua proximidade ao sistema de His-Purkinje (SHP). Uma alternativa para minimizar esse risco é posicionar o cateter na cúspide não coronária (CNC), que é anatomicamente contígua à região para-Hissiana. Objetivos O objetivo deste estudo foi fazer uma revisão de literatura e avaliar as características eletrofisiológicas, a segurança e o índice de sucesso de aplicação de radiofrequência (RF) por cateter na CNC para o tratamento de TA para-Hissiana em uma série de casos. Métodos Avaliamos retrospectivamente dez pacientes (Idade 36±10 anos) que foram encaminhados para ablação de taquicardia paroxística supraventricular (TPSV) e haviam sido diagnosticados com TA focal para-Hissiana confirmada por manobras eletrofisiológicas clássicas. Para a análise estatística, um P valor d <0.05 foi considerado estatisticamente significativo. Resultados A ativação atrial mais precoce na posição His foi de 28±12ms da onda P, e a CNC foi 3±2ms antes da posição His, sem evidência de potencial His em todos os pacientes. Foi aplicada RF à CNC (cateter de ponta de 4-mm; 30W, 55°C) e a taquicardia foi interrompida em 5±3s sem aumento no intervalo PR ou evidência de um ritmo juncional. Os testes eletrofisiológicos não induziram novamente a taquicardia em 9/10 pacientes. Não houve complicações em nenhum procedimento. Durante o período de acompanhamento de 30 ± 12 meses, nenhum paciente apresentou recorrência de taquicardia. Conclusão O tratamento percutâneo de TA para-Hissiana por meio de CNC é uma estratégia segura e eficiente, tornando-se uma opção interessante para o tratamento de arritmia complexa. (Arq Bras Cardiol. 2021; 116(1)119-126)
Biblioteca responsable: BR1.1