Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud Odontología. Uruguay

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Método convencional para o diagnóstico de micoses: um estudo comparativo / Conventional method for the diagnosis of mycoses: a comparative study

Quatrin, Priscilla Maciel; Carvalho, Ânderson Ramos; Scarton, Janaína; Oliveira, Osmar Luís Magalhães de; Fuentefria, Alexandre Meneghello.
Clin. biomed. res ; 40(4): 213-217, 2020. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1252521

Introdução:

O método clássico para o diagnóstico de micoses é realizado pelo Exame Micológico Direto (EMD) e cultural, que possibilita a visualização de estruturas fúngicas vegetativas e estruturas reprodutivas, respectivamente. Essa combinação é fundamental para reduzir possíveis erros analíticos e aumentar a precisão do diagnóstico.

Métodos:

Com a finalidade de verificar a frequência do EMD e cultural, e comparar seus parâmetros de sensibilidade e especificidade, realizamos uma análise retrospectiva entre janeiro de 2018 e maio de 2020, de 1603 laudos micológicos oriundos de um laboratório de análises clínicas, localizado em Porto Alegre.

Resultados:

Após a análise dos laudos observamos que a maioria dos casos apresentaram o EMD negativo com cultura positiva (36,24%). Na sequência, 30,87% dos casos foram de amostras negativas e 25,57% dos laudos foram positivos para ambos os exames. A minoria dos casos (7,29%) apresentou o EMD positivo com cultura negativa.

Conclusão:

Esta análise revelou que o exame cultural é mais sensível e específico, demonstrando uma maior confiabilidade no diagnóstico. Entretanto, vale ressaltar que a realização dos exames em conjunto, além de reduzir possíveis erros analíticos, proporciona um diagnóstico melhor fundamentado. (AU)
Biblioteca responsable: BR18.1