Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud Odontología. Uruguay

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Comparação de custos da terapia de reposição enzimática empírica com terapia guiada por diagnóstico laboratorial da insuficiência pancreática / Costs comparison of empirical enzymatic replacement therapy with laboratory diagnosis guided therapy of pancreatic insufficiency

Costa, Juliana Cana Brazil; Souza, Edna Lúcia.
Rev. Ciênc. Méd. Biol. (Impr.) ; 20(3): 387-393, dez 20, 2021. tab, fig
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1354203

Introdução:

a fibrose cística, também conhecida como mucoviscidose, é uma doença genética cujas manifestações resultam da disfunção do gene cystic fibrosis transmembrane conductorance regulator. Cerca de 85% dos indivíduos com essa doença desenvolvem insuficiência pancreática exógena.

Objetivo:

comparar os custos da terapia de reposição enzimática empírica com a terapia de reposição enzimática empírica guiada pelo teste da elastase fecal, em indivíduos com fibrose cística, acompanhados em um centro de referência para assistência à doença.

Metodologia:

realizou-se um estudo descritivo e comparativo, que incluiu indivíduos de 0 a 21 anos, com fibrose cística. Coletaram-se dados referentes ao período de janeiro de 2016 a fevereiro de 2020, com registros clínicos, demográficos e laboratoriais. Inicialmente, com base em critérios clínicos, os participantes foram classificados como suficientes pancreáticos ou insuficientes pancreáticos. Após o resultado da dosagem da elastase fecal, o diagnóstico do status pancreático foi reavaliado. Realizouse a estimativa dos custos do teste da elas tase fecal por participante e da terapia por reposição enzimática empírica da insuficiência pancreática em indivíduos que, posteriormente, foram diagnostica dos como suficientes pancreáticos.

Resultados:

incluíram-se 50 participantes, com média de idade de 9,4 anos, sendo 52% do sexo masculino. Após o resultado da dosagem da elastase fecal, 7 participantes considerados insuficientes pancreáticos e foram reclassificados como suficientes pancreáticos. No período estudado, a economia média estimada, por participante suficiente pancreático, com a suspensão das enzimas, após resultado da elastase fecal, foi de R$ 6.770,13.

Conclusão:

a terapia de reposição enzimática empírica no tratamento da insuficiência pancreática pode levar a custos desnecessários. A medida de dosagem da elastase fecal contribui para decisão mais objetiva da avaliação da função pancreática.
Biblioteca responsable: BR342.1