Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud Odontología. Uruguay

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Revascularização pulpar, uma nova opção na terapêutica endodôntica: revisão da literatura e caso clínico em paciente adulto / Pulpar revascularization, a new option in endodontc therapy: literature review and case report in adult patient

Sales, Stela Queiroz; Silva, Letícia Francisca de Morais; Evangelista, Idamárcia Rolim da Silva; Santana, Dryelle Oliveira; Braitt, Antônio Henrique.
Rev. Odontol. Araçatuba (Impr.) ; 43(3): 40-47, set.-dez. 2022. ilus
Artículo en Portugués | LILACS, BBO - odontología (Brasil) | ID: biblio-1381100

Introdução:

A revascularização pulpar é uma terapêutica que visa regenerar parte do complexo dentino pulpar, proporcionando a continuidade do desenvolvimento radicular, sanando a fragilidade e propensão a fratura que a apicificação apresentava. É um tratamento direcionado a dentes diagnosticados com rizogênese incompleta. Entretanto, a possibilidade de realização da técnica em dentes maduros tem sido alvo de pesquisas e estudo.

Objetivo:

O objetivo deste estudo, é apresentar através da revisão de literatura e caso clínico, os benefícios dos procedimentos endodônticos regenerativos (REPs), em dentes jovens e maduros, em relação à apicificação.

Metodologia:

O estudo é uma revisão de literatura, desenvolvida através de pesquisa exploratória e realizada uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foi aplicada a técnica de análise documental e revisão bibliográfica consultando PUBMED, Scielo, Google Acadêmico e monografias acadêmicas. O caso clínico foi realizado de acordo com o protocolo atualizado pela AAE em 2016. Discussão A revascularização pulpar tem mostrado ser um tratamento promissor na endodontia, é preconizada a desinfecção e medicação intracanal, já que não pode haver instrumentação mecânica. Os agentes irrigadores devem ser bactericidas, bacteriostáticos e devem ter baixo teor de toxicidade, já a medicação intracanal deve ter papel inibidor em bactérias gram positivas e gram negativas.

Conclusão:

A apicificação mesmo com o uso de MTA, que não exige trocas excessivas de medicações, não sana as necessidades que um dente com rizogênese incompleta requer. Sendo assim, a revascularização foi eleita o tratamento de melhor prognóstico para dentes jovens e necrosados. O caso clínico demonstrou qualidade moderada, no tratamento regenerativo em um dente maduro com reabsorção externa, abrindo novas perspectivas para os (REPs)(AU)
Biblioteca responsable: BR186.1
Ubicación: BR186.1