Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud Odontología. Uruguay

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Formação em educação física no contexto de saúde pública nos melhores cursos do Brasil / The formation of physical education in public health in the best courses in Brazil

Tracz, Eduardo Henrique Casoto; Linder, Juliana Aparecida; Cavazzotto, Timothy Gustavo; Ferreira, Sandra Aires; Silva, Danilo Fernandes da; Queiroga, Marcos Roberto.
J. Phys. Educ. (Maringá) ; 33: e3331, 2022. graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1385992
RESUMO O objetivo do estudo foi revisar projetos pedagógicos (PP) para identificar a formação do profissional de Educação Física (PEF) (Bacharelado) no contexto de Saúde Pública nos melhores cursos do Brasil. Foram selecionados os 10 melhores cursos de graduação em EF ranqueados em dois sistemas de avaliações nacionais (Exame Nacional de Desempenho na Educação e Ranking Universitário Folha) e as 10 melhores Universidades num ranking internacional (QS World University Rankings). Mediante revisão rápida foram extraídas informações dos PPs de 18 cursos que atenderam aos critérios de inclusão. Trinta e seis disciplinas no contexto de Saúde Pública foram localizadas nas grades curriculares. Em relação a carga horária média menos de 1% da grade eletiva dos cursos era dedicada a disciplinas sobre Saúde Pública. O estudo revelou um cenário de formação de Bacharéis em EF distante do crescimento que a área demonstrou no campo da Saúde Pública nos últimos anos. É importante que os cursos de graduação em EF considerem uma formação específica no contexto da Saúde Pública, de modo a favorecer a consolidação da atuação do PEF e a qualidade do seu serviço na Atenção Primária à Saúde.
Biblioteca responsable: BR513.1