Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual en Salud Odontología. Uruguay

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Índices antropométricos e fatores de risco cardiovascular entre mulheres residentes em uma área rural do estado do Rio Grande do Sul / Anthropometric indices and cardiovascular risk factors among women living in a rural area of Rio Grande do Sul state

Witeck, Guilherme Arruda; Franz, Ligia Beatriz Bento; Busnello, Maristela Borin; Battisti, Iara Denise Endruweit; Marchi, Dione De; Berlezi, Evelise Moraes; Cargnin, Deise; Dal Ri, Raquel Kohler.
Sci. med ; 20(4): 282-288, nov. 2010. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-583406

Objetivos:

avaliar índices antropométricos e níveis de pressão arterial em mulheres residentes na área rural do município de Catuípe, Rio Grande do Sul, visando estimar o risco de doenças cardiovasculares relacionados com alterações destes parâmetros.

Métodos:

foi realizado um estudo transversal no período de março a abril de 2008, incluindo mulheres residentes na zona rural de Catuípe, as quais participavam de grupos de mães organizados por uma empresa estatal da região. Foram utilizados técnicas e protocolos específicos para a coleta de dados antropométricos e de pressão arterial. As variáveis levantadas foram idade, estado civil, escolaridade, atividade ocupacional, índice de massa corporal, perímetro da cintura e níveis de pressão arterial sistêmica.

Resultados:

das 267 mulheres, 4,5% apresentavam baixo peso, 36% eram eutróficas, 29,6% apresentavam sobrepeso, 26,6% eram obesas grau I, 33,5% obesas grau II e 3,9% obesas grau III. Entre as 79 mulheres com sobrepeso,37,97% possuiam entre 40 e 49 anos. Das 71 mulheres classificadas como obesas grau I, 47,89% tinham mais de 59 anos, e 66,66% da amostra com baixo peso estava nesta mesma faixa etária. Pelo perímetro da cintura, 19,1% das mulheres foram consideradas de baixo risco para doenças cardiovasculares, 26,21% de moderado risco e 54,7% de alto risco. Foram encontradas 48,31% de mulheres pré-hipertensas, 32,59% com níveis pressóricos normais e 19,1% de hipertensas classe I e II.

Conclusões:

a maioria das pacientes da amostra encontrava-se com sobrepeso e obesidade e dois terços apresentava pressão arterial sistêmica elevada. As proporções de mulheres com risco de doenças cardiovasculares, definido por estes parâmetros, aumentaram com a idade, ficando caracterizado que a saúde da população em estudo encontra-se em estado de alerta.
Biblioteca responsable: BR500.1