Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional de la BVS Paraguay

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Circunferência do pescoço e fatores de risco cardiovascular em crianças e adolescentes / Neck circumference and cardiovascular risk factors in children and adolescents

Sci. med. (Porto Alegre, Online); 31(1): 37855, 2021.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1177058

Objetivos:

Investigar a associação entre a circunferência do pescoço (CP) e fatores de risco cardiovascular em crianças e adolescentes atendidos ambulatorialmente em um hospital universitário na cidade de Recife, PE, Brasil.

Métodos:

Foram coletados dados sociodemográficos, antropométricos, bioquímicos, histórico familiar e estilo de vida. A amostra foi por conveniência, composta por crianças e adolescentes acompanhados de seus responsáveis, que aceitassem participar da pesquisa, no período de abril a setembro de 2018, no ambulatório de nutrição/pediatria.

Resultados:

A amostra foi composta por 144 pacientes com idade média de 11,0±3,0 anos, sendo 73 do sexo masculino (51,4%). 54 (37,6%) pacientes apresentaram CP elevada, dentre eles 59 (41,1%) eram do sexo masculino. Foi visto que 102 (71,5%) pacientes apresentaram tempo de tela elevado. Houve associação entre CP e estado nutricional e 13 (24,8%) indivíduos que tinham CP elevada apresentaram também excesso de peso. Foi observado correlação entre circunferência do pescoço com índice de massa corporal e perfil lipídico.

Conclusão:

Observou-se que há associação significativa entre CP e algumas medidas antropométricas como IMC e CC, sendo útil para identificação de risco de sobrepeso e de risco cardiovascular. Algumas limitações no estudo podem ser citadas como o limitado número de participantes por ser uma pesquisa transversal, não podendo assim ser estabelecidas medidas de causa e efeito.
Biblioteca responsable: BR1323.1