Your browser doesn't support javascript.
loading
Association between Serum Serglycin Levels and St-Segment Elevation Myocardial Infarction. / Associação entre os Níveis Séricos se Serglicina e o Infarto do Miocárdio com Supradesnivelamento do Segmento ST.
Ilgin, Burcu Ugurlu; Kiziltunç, Emrullah; Gök, Murat; Ornek, Ender; Topcuoglu, Canan; Çetin, Mustafa; Karayigit, Orhan.
Afiliación
  • Ilgin BU; TC Saglik Bakanligi Gazi Mustafa Kemal Devlet Hastanesi - Cardiology, Ankara - Turquia.
  • Kiziltunç E; TC Saglik Bakanligi Gazi Mustafa Kemal Devlet Hastanesi - Cardiology, Ankara - Turquia.
  • Gök M; Cardiology Department, Edirne Provincial Health Directorate Edirne Sultan 1st Murat State Hospital, Edirne - Turquia.
  • Ornek E; TC Saglik Bakanligi Gazi Mustafa Kemal Devlet Hastanesi - Cardiology, Ankara - Turquia.
  • Topcuoglu C; Medical Biochemistry Department, Numune Education and Research Hospital, Ankara - Turquia.
  • Çetin M; TC Saglik Bakanligi Gazi Mustafa Kemal Devlet Hastanesi - Cardiology, Ankara - Turquia.
  • Karayigit O; Cardiology Department, Numune Education and Research Hospital, Ankara -Turquia.
Arq Bras Cardiol ; 116(4): 756-762, 2021 04.
Article en En, Pt | MEDLINE | ID: mdl-33886724
RESUMO
FUNDAMENTO: Sugere-se que a serglicina tenha funções importantes na estabilização da fibrina e inflamação, mas há informações limitadas sobre seu valor clínico para a doença cardíaca aterosclerótica. OBJETIVO: O objetivo do presente estudo é descobrir os níveis séricos de serglicina em pacientes com infarto agudo do miocárdio e nos indivíduos do grupo controle; e investigar a associação entre os níveis de serglicina com marcadores de inflamação e marcadores de tamanho do infarto. MÉTODOS: A população do estudo consistiu em 75 pacientes com infarto do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST (IAMCSST) e 57 pacientes com artérias coronárias normais (NCA) (grupo controle). As características dos pacientes, os níveis séricos de serglicina, os níveis de proteína C-reativa ultrassensível (PCR-us), os níveis máximos de troponina T e outros parâmetros bioquímicos foram registrados. O valor de p<0,05 foi considerado estatisticamente significativo. RESULTADOS: O grupo controle consistiu em indivíduos mais jovens e que fumam menos do que os do grupo IAMCSST. O número de mulheres no grupo controle foi maior do que no grupo IAMCSST. Os níveis séricos de serglicina foram significativamente maiores no grupo IAMCSST do que no grupo controle (102,81±39,42 vs. 57,13±32,25, p<0,001). As análises de correlação revelaram uma correlação positiva significativa entre a serglicina e a troponina (correlação de postos de Spearman: 0,419; p<0,001) e entre a serglicina e a proteína C-reativa ultrassensível (correlação de postos de Spearman: 0,336; p<0,001). A análise de regressão logística multivariada demonstrou que os níveis séricos de serglicina apresentaram-se independentemente associados com IAMCSST. Usando um nível de corte de 80,47 µg/L, o nível de serglicina foi preditor da presença de IAMCSST com uma sensibilidade de 75,7% e especificidade de 68,4%. CONCLUSÃO: Os níveis séricos de serglicina apresentaram-se significativamente maiores no grupo IAMCSST do que no grupo controle. Os níveis de serglicina sérica mostraram-se positivamente correlacionados com os níveis de proteína C-reativa ultrassensível e troponina.
Asunto(s)

Texto completo: 1 Base de datos: MEDLINE Asunto principal: Intervención Coronaria Percutánea / Infarto del Miocardio con Elevación del ST / Infarto del Miocardio Tipo de estudio: Prognostic_studies / Risk_factors_studies Límite: Female / Humans Idioma: En / Pt Revista: Arq Bras Cardiol Año: 2021 Tipo del documento: Article

Texto completo: 1 Base de datos: MEDLINE Asunto principal: Intervención Coronaria Percutánea / Infarto del Miocardio con Elevación del ST / Infarto del Miocardio Tipo de estudio: Prognostic_studies / Risk_factors_studies Límite: Female / Humans Idioma: En / Pt Revista: Arq Bras Cardiol Año: 2021 Tipo del documento: Article