Your browser doesn't support javascript.

Portal Regional de la BVS Paraguay

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Adaptação de Receitas Culinárias para o Grupo de Diabéticos de uma Unidade Básica de Saúde no Distrito Federal, Brasil / Adaptation of Culinary Recipes to the Diabetic Group of a Basic Health Unit in the Federal District, Brazil

Comun. ciênc. saúde; 29(supl. 1): [9-13], ago., 2018. tab
Artículo en Portugués | MS | ID: mis-39892

Introdução:

o Diabetes Mellitus é uma doença crônica caracterizada pelo aumento da glicemia. A alimentação saudável, principalmente no que tange à quantidade e ao tipo de carboidrato ingerido, está entre as ações não farmacológicas que auxiliam no controle glicêmico.

Objetivo:

descrever as etapas de elaboração de um livro de receitas regionalizado e adaptado para um grupo de diabéticos acompanhado semanalmente em uma unidade básica de saúde (UBS) do Distrito Federal.

Métodos:

a intervenção ocorreu entre agosto e novembro de 2017 na UBS do Cruzeiro Novo. A experiência iniciou-se devido à insatisfação dos participantes com a palatabilidade dos alimentos normalmente incluídos em seus planejamentos alimentares alegando serem menos saborosos que aqueles ofertados durante as festividades que participavam. Cada participante trouxe uma receita culinária considerada inadequada para o controle da glicemia. Foi realizada análise nutricional dos ingredientes e propostas substituições que reduzissem a carga glicêmica das receitas originais. Após a degustação, nove delas foram aprovadas e incluídas no livro.

Resultados:

nas substituições propostas foram excluídas quaisquer fontes de sacarose, o que fez com que as receitas adaptadas apresentassem até 83% menos carboidrato do que as originais, o que deverá impactar positivamente o controle glicêmico. Os participantes aprovaram as receitas adaptadas quanto à palatabilidade e informaram ser possível fazer as substituições sugeridas e incluí-las em suas rotinas alimentares.Considerações finais essa experiência empoderou os pacientes diabéticos quanto à possibilidade real de se alimentarem adequadamente e de forma prazerosa durante os encontros festivos com amigos e familiares sem, no entanto, impactarem negativamente o controle glicêmico, o que estimulou a inclusão social em seus ambientes de convivência(AU)
Biblioteca responsable: BR599.1