Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Unidade Básica de Saúde Fluvial: um novo modelo da Atenção Básica para a Amazônia, Brasil / Floating Primary Health Center: a new approach to Primary Care in the Amazon, Brazil / Unidad Básica de Salud Fluvial: un nuevo modelo de la Atención Básica para la Amazonía, Brasil

Kadri, Michele Rocha El; Santos, Brena Silva dos; Lima, Rodrigo Tobias de Sousa; Schweickardt, Julio Cesar; Martins, Fabiana Mânica.
Interface (Botucatu, Online) ; 23: e180613, 2019. tab, graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1012474
A Unidade Básica de Saúde Fluvial constitui um novo modelo concebido para viabilizar cuidados básicos em saúde, visando a cobertura universal para populações ribeirinhas da Amazônia e Pantanal. O estudo tem como objetivo descrever o processo de planejamento e execução das atividades dessa unidade de saúde flutuante e a gestão do cuidado diferenciada nesse novo modelo de atenção à saúde preconizada pela Política Nacional de Atenção Básica. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo sobre o processo de gestão do cuidado por meio de uma abordagem cartográfica, com observação participante e entrevista em duas viagens ao município de Borba no Estado do Amazonas. Destaca-se a relevância da política que dialoga com as características do território, entendendo o rio como caminho que o serviço de saúde deve utilizar para promoção da equidade, em especial para população ribeirinha da Amazônia.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1