Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

(End of) Life spaces: an ethnographic study in Brazilian and French homes and medical-social institutions / Espacios de (término de) vida: estudio etnográfico en domicilios y establecimientos médico-sociales brasileños y franceses / Espaços de (final de) vida: estudo etnográfico em domicílios e estabelecimentos médico-sociais brasileiros e franceses

Cordeiro, Franciele Roberta; Kruse, Maria Henriqueta Luce.
Rev. gaúch. enferm ; 40: e20190065, 2019.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1043018
Resumo

Objetivo:

Analisar a constituição de domicílios e estabelecimentos médico-sociais como espaços possíveis para o final de vida nos cenários brasileiro e francês.

Método:

Estudo etnográfico em domicílios e estabelecimentos médico-sociais em Porto Alegre e Grenoble, entre outubro de 2014 outubro de 2016. Os participantes foram seis pessoas com doença oncológica em final de vida e quatro cuidadores familiares. Os dados foram submetidos à análise cultural.

Resultados:

Foram elaboradas duas categorias "Eles não sabem onde eu moro" o domicílio como espaço para o final da vida e "Eles são bons aqui, mas de outra maneira" os cuidados em estabelecimentos médico-sociais.

Conclusões:

A (re)definição do espaço onde se morre ocorre com base na cultura, além das condições sociais e econômica das famílias para acolher a pessoa em final de vida. Mesmo fora do hospital foi possível identificar que se continua a medicalizar a morte e o morrer.
Biblioteca responsável: BR1.1