Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade de viva de idosos atendidos em Centro de Lazer: Estudo transversal / Quality of live elderly in assisted leisure center: cross-sectional study

Silva, Rafael André da; Brasil, Sabrina da Silva; Moraes, Andryelli Aires de; Figueiredo, Nébia Maria Almeida de; Sé, Aline Coutinho Sento; Silva, Alexandre Sousa da; Tonini, Teresa; Machado, Wiliam César Alves.
Enferm. foco (Brasília) ; 10(4): 79-86, 2019. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1052724

Objetivo:

Analisar a qualidade de vida de idosos que participam de atividades inclusivas em um centro de lazer na Cidade do Rio de Janeiro.

Método:

estudo transversal, realizado no período de setembro de 2014 a julho de 2015, com 69 idosos cadastrados em Centro de Lazer da Cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Utilizou-se para coleta de dados os instrumentos WHOQOL-BREF, WHOQOL-OLD e questionário sócio demográfico.

Resultados:

No instrumento WHOQOL-BREF verificou-se que o domínio com a maior pontuação média foi o domínio Psicológico, já no WHOQOL-OLD foi à faceta Funcionamento do Sensório. Constatou-se que as variáveis religião e uso de medicamentos exerceram influência de forma significativa sobre a qualidade de vida dos indivíduos estudados.

Conclusão:

Este estudo fornece subsídios para aprimorar a atuação dos profissionais de saúde interessados em executar práticas proativas de promoção de qualidade de vida e saúde dos idosos. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2