Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Medidas de protección respiratoria de tuberculosis en personal de salud: revisión integrativa / Respiratory protection measures anti-tuberculosis in health personnel: integrative review

Muñoz-Sánchez, Alba Idaly; Antolínez-Figueroa, Carolina.
Av. enferm ; 37(3): 353-363, sep.-dic. 2019. tab, graf
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF | ID: biblio-1055219
Resumo

Introdução:

os trabalhadores de saúde (TS) são vulneráveis à infecção por tuberculosis. Além disso, há uma falta de conhecimento dos TS sobre medidas de proteção respiratória que podem aumentar o risco individual de adquirir tuberculose em instituições de saúde.

Objetivo:

Descrever a produção de literatura científica em bases de dados sobre medidas de proteção respiratória para infecção por tuberculose no período de 2012 e 2018. Síntese do conteúdo revisão integrativa através de formulação da questão da pesquisa, coleta de dados, avaliação, análise e interpretação dos dados e apresentação dos resultados. 45 artigos preencheram os critérios de inclusão. As características gerais dos estudos foram predominantes ano de publicação em 2017, no continente africano, metodologia de estudo quantitativo quase experimental. Nos estudos, encontramos as características do respirador N95 e da máscara cirúrgica, conhecimentos, atitudes e práticas de medidas de proteção respiratória e programas educacionais.

Conclusões:

o presente estudo mostrou que o respirador N95 é a medida de proteção individual mais eficiente para o controle da infecção tuberculosa em profissionais da saúde. A necessidade de elaborar programas educacionais sobre medidas de proteção contra a infecção tuberculosa também foi identificada.
Biblioteca responsável: CO136.1