Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impact of an intervention through Facebook to strengthen Self-esteem in nursing students / Impacto de uma intervenção através do Facebook para fortalecimento da autoestima em estudantes de enfermagem / Impacto de una intervención a través del Facebook para fortalecimiento de la autoestima en estudiantes de enfermería

Ribeiro, Renato Mendonça; Bragiola, João Victor Bernardi; Eid, Letícia Palota; Ribeiro, Rita de Cássia Helú Mendonça; Sequeira, Carlos Alberto da Cruz; Pompeo, Daniele Alcalá.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 28: e3237, 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1058540
Objetivo: avaliar o impacto da intervenção "Fortalecimento da Autoestima", proposta pela Nursing Interventions Classification, realizada por meio do Facebook, nos níveis de autoestima e autoeficácia de graduandos de enfermagem. Método: estudo quase experimental, realizado em duas instituições de ensino superior. A amostra foi constituída por 74 estudantes. Dois instrumentos de coleta de dados foram aplicados antes e após a intervenção: Escala de Autoestima de Rosenberg e Escala de Autoeficácia Geral e Percebida. Os estudantes foram submetidos à intervenção, por dez sessões. Postagens eram feitas em perfil fechado criado no Facebook e constituíram-se por mensagens positivas, textos reflexivos e figuras, todos apoiados nos recursos persuasivos do referencial teórico de Bandura. Resultados: dos 264 estudantes que responderam aos instrumentos do pré-teste, 74 (28,03%) participaram das intervenções e do pós-teste. Os escores de autoestima de Rosenberg (p=0,026) e autoeficácia (p=0,001), após a intervenção, foram significativamente superiores aos obtidos antes, comprovando a efetividade da intervenção. Conclusão: a intervenção "Fortalecimento da Autoestima" foi efetiva para a melhora dos níveis de autoestima e autoeficácia dos estudantes. Intervenções como essas auxiliam na disseminação do conhecimento e na construção de indivíduos mentalmente mais saudáveis.
Biblioteca responsável: BR26.1