Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Teoria crítica e transdisciplinaridade: uma aposta no projeto emancipatório / Critical theory and transdisciplinarity: an investment in the emancipatory / Project teoría crítica y transdisciplinariedad: una apuesta en el proyecto emancipatorio

Moreira, Jacqueline de Oliveira; Rena, Ana Cláudia Castello Branco; Bolanos, Diego Fernando; Oliveira, Lucas Caetano Pereira de.
Psicol. rev. (Belo Horizonte) ; 25(1): 330-347, jan.-abr. 2019.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1091876
Este texto busca abordar os fundamentos da transdisciplinaridade no contexto de uma pesquisa desenvolvida em um ambiente que reúne sociólogos e psicólogos para trabalhar a questão da criminalidade, que convoca a juventude pobre e, com muita frequência, negra. "O manifesto da transdisciplinaridade", escrito por Nicolescu (1999), base desta discussão, propõe uma nova posição dos homens em relação aos outros homens e à natureza. Assim, buscamos localizar a vertente filosófica que possibilitou esse salto de uma ciência disciplinar descritiva para uma ciência implicada com a prática, ultrapassando as falsas dualidades e buscando produzir conhecimento a partir da lógica da complexidade.
Biblioteca responsável: BR370.1