Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Idosos com doença de Parkinson: perfil e condições de saúde / Elderly with parkinson's disease: profile and health conditions

Baptista, Rafaela; Alvarez, Angela Maria; Nunes, Simony Fabíola Lopes; Valcarenghi, Rafaela Vivian; Barbosa, Sayonara de Fatima Faria.
Enferm. foco (Brasília) ; 10(5): 99-102, 20190000. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1097580

Objetivos:

identificar o perfil sociodemográfico de idosos com doença de Parkinson, e conhecer e avaliar as condições de saúde destes em relação ao estágio da doença, cognição e risco de quedas.

Metodologia:

estudo quantitativo, de corte transversal. Participaram 50 idosos com doença de Parkinson. Para a coleta de dados utilizou-se questionário sociodemográfico/clínico e instrumentos Escala de incapacidade de Hoehn e Yahr, Mini Exame do Estado Mental e Escala de Risco de Quedas.

Resultados:

entre os níveis de incapacidade provocados pela doença, 50% dos idosos apresentou comprometimento leve, 32% comprometimento moderado e 18% comprometimento grave. 34% dos idosos apresentaram déficit cognitivo. Todos os participantes com incapacidade grave apresentaram risco de quedas, e os com incapacidade leve obtiveram risco de quedas em 76%.

Conclusão:

conhecer as condições de saúde dos idosos com doença de Parkinson pode contribuir no desenvolvimento de uma assistência multiprofissional de qualidade. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2