À captura dos instantes: políticas de visibilidade em imagens contemporâneas / To the capture of moments: policies if visibility in contemporary images / A la captura de instantes: políticas de visibilidade em imágenes contemporâneas
Barbosa, Maicon.
Rev. polis psique
; 9(1): 147-166, 2019.
Artigo
em Português
| LILACS, Index Psi Periódicos Técnico-Científicos | ID: biblio-1099593
Esse artigo tem como objetivo pensar algumas políticas de visibilidade no presente, que produzem práticas de captura incessante de imagens por meio de aparelhos portáteis, tanto em experiências de viagens como na vida cotidiana. Para isso, problematiza-se o culto à novidade, constituído na modernidade, e que retorna de muitas maneiras ao presente. Inspirado em um pensamento crítico das imagens, presente na obra de Walter Benjamin, e atento às relações entre o visível e o dizível em um determinado momento histórico, esse trabalho analisa articulações entre algumas políticas de visibilidade contemporâneas e certos regimes de enunciação, como os discursos de exaltação da novidade de artefatos imagéticos. Por fim, o artigo se propõe a pensar como alguns filmes-ensaio recentes produzidos pelo cineasta JeanLuc Godard interrogam essas políticas de visibilidade marcadas pelo imperativo de captura e exibição contínuas de imagens.
This article aims to think about some policies of visibility in the present, that produce practices of incessant capture of images by portable devices, both in travel experiences and in daily life. For this, the cult of novelty, constituted in the modernity, and returning in many ways to the present, is problematized. Inspired by a critical thinking of the images, present in the work of Walter Benjamin, and attentive to the relations between what's seen and what's said in a determined historical moment, this work analyzes articulations between some policies of contemporary visibility and certain regimes of enunciation, such as the speeches of exaltation of the novelty of imaging artifacts. Finally, the article proposes to think how some recent essay films produced by the filmmaker Jean-Luc Godard question these policies of visibility marked by the imperative of continuous capture and exhibition of images.
Este artículo tiene como objetivo pensar algunas políticas de visibilidad en el presente, que producen prácticas de captura incesante de imágenes por medio de aparatos portátiles, tanto en experiencias de viajes y en la vida cotidiana. Para ello, se problematiza el culto a la novedad, constituido en la modernidad, y que retorna de muchas maneras al presente. Inspirado en un pensamiento crítico de las imágenes, presente en la obra de Walter Benjamin, y atento a las relaciones entre lo que se ve y lo que se dice en un determinado momento histórico, este trabajo analiza articulaciones entre algunas políticas de visibilidad contemporáneas y ciertos regímenes de enunciación, como los discursos de exaltación de la novedad de artefactos imagéticos. Por último, el artículo se propone pensar cómo algunos filmes-ensayo recientes producidos por el cineasta Jean-Luc Godard interrogan estas políticas de visibilidad marcadas por el imperativo de captura y exhibición continuas de imágenes.
Biblioteca responsável:
BR574.2
powered by iAHx-2.18-86
Portal de Pesquisa da BVS