Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing interfaces in rural care: an integrative review / Interfaces de enfermería en la atención rural: una revisión integradora / Interfaces da enfermagem no cuidado rural: revisão integrativa

Lima, Ângela Roberta Alves; González, José Siles; Ruiz, Maria del Carmen Solano; Heck, Rita Maria.
Texto & contexto enferm ; 29: e20180426, Jan.-Dec. 2020. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1101974
RESUMO

Objetivo:

conhecer os temas em evidência na enfermagem no território rural.

Método:

revisão integrativa composta por seis etapas. Os dados foram coletados no período de maio a julho de 2017, nas bases SciELO, CUIDEN, PubMed, ScienceDirect, com o descritor "Rural nursing". A análise utilizada foi qualitativa com a construção de subconjuntos e tópicos.

Resultados:

dos 30 artigos analisados 32% abordavam a formação profissional; 25% ações relacionadas a saúde coletiva; 12% assistência hospitalar; 10% a satisfação no trabalho; 7% dedicaram a telessaúde e 3% dos estudos trataram dos temas recrutamento e permanência das Enfermeiras no Espaço rural, educação permanente e a atuação profissional em central de regulação de urgência e emergência.

Conclusão:

a atuação no território rural demanda à enfermeira enfrentar particularidades como isolamento, dificuldade de acesso, condições socioeconômicas diversas e perfis epidemiológicos específicos, que influenciam a prática profissional, o que a torna um desafio.
Biblioteca responsável: BR17.1