Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Taxa de suspensão cirúrgica: indicador de qualidade da assistência / Surgical suspension rate: assistance quality indicator / Tasa de suspensión quirúrgica: indicador de calidad de asistencia

Gonçalves, Raquel Calado da Silva; Sé, Aline Coutinho Sento; Tonini, Teresa; Figueiredo, Nébia Maria Almeida de; Hernández, Paula Escalada; Fernandez, Blanca Marín.
Rev. SOBECC ; 25(2): 67-74, 30/06/2020.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1102112

Introdução:

Inúmeros são os motivos das suspensões cirúrgicas, que importam ser conhecidos para dar maior organicidade e qualidade aos processos gerenciais e assistenciais.

Objetivos:

Identificar a taxa de suspensão de cirurgias eletivas de hospital público do Estado do Rio de Janeiro e analisar as principais causas de suspensão, estratificando os achados pelas clínicas cirúrgicas.

Método:

Estudo quantitativo, descritivo, retrospectivo, que utilizou 7.931 formulários de suspensão cirúrgica de janeiro de 2015 a dezembro de 2017. Excluíram-se 28 formulários que não apresentavam o motivo da suspensão, analisando-se 7.903. Realizou-se a análise por meio de estatística descritiva e cálculo da taxa de suspensão cirúrgica.

Resultados:

A taxa de suspensão cirúrgica do hospital foi de 18,5% em 2015, 20,5% em 2016 e 16,8% em 2017. A condição clínica do paciente desfavorável para a realização da cirurgia foi o motivo mais evidente nas clínicas de Cirurgia Geral, Urologia e Ginecologia no período analisado.

Conclusão:

Vários são os reflexos da suspensão cirúrgica, tanto para o paciente quanto para a instituição. A adoção de medidas para a redução dessas taxas implica melhora da gestão e da organização do serviço de saúde.
Biblioteca responsável: BR2499