Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Violência obstétrica e os cuidados de enfermagem: reflexões a partir da literatura / Obstetric violence and nursing care: reflections from the literature

Castro, Antonia Tainá Bezerra; Rocha, Sibele Pontes.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(1): 176-181, jun. 2020. tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1103027
Trata-se de uma revisão de integrativa, norteada pela pergunta "Quais as práticas de violência obstétrica e suas implicações no bem-estar das mulheres, e quais os cuidados de enfermagem frente à violência obstétrica?" Os dados foram coletados em abril de 2019, na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e no Portal Capes, a partir de dois cruzamentos, utilizando os descritores em ciências da saúde (DeCs) Violência; Parto; Parto humanizado; Assistência de Enfermagem.

Resultados:

Constatou-se a ocorrência de humilhações no momento do parto e a realização de procedimentos desnecessários. O cuidado de enfermagem destaca-se na redução destes procedimentos invasivos, através de métodos não farmacológicos, o acolhimento digno, escuta ativa e apoio físico e emocional.

Conclusão:

É necessário politicas públicas eficazes e o fornecimento de capacitação para os profissionais de enfermagem, tendo em vista uma assistência humanizada. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2