Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

El grupo focal como el elemento central en el proceso de la transposición didáctica de los saberes a enseñarse / The focus group as a core element in the didactic transposition process of knowledges to be taught / O grupo focal como elemento central no processo de transposição didática dos saberes a ensinar

Martiny, Luis Eugênio; Gomes-da Silva, Pierre Normando.
Educ. fis. deporte ; 38(1): https://revistas.udea.edu.co/index.php/educacionfisicaydeporte/article/view/337557, Enero 2019.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1104414

Objetivo:

identificar qual é o elemento central que ajuda aos Professores em Formação Inicial (PFI) a realizarem a transposição didática dos saberes a ensinar.

Método:

nesta pesquisa participaram três PFI do curso de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba-Brasil. As técnicas de coleta de dados foram observação participante, grupo focal e análise de documentos escritos. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise categorial de conteúdo por temática.

Resultados:

identificou-se o grupo focal como o elemento central de auxílio na transposição didática dos saberes a ensinar.

Conclusão:

esta condição evidencia três importantes implicações para a prática pedagógica dos PFI a coletividade, a reflexão que desencadeia a ação e a permanência do estado reflexivo.
Biblioteca responsável: CO197.1