Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

El deporte en España: una revisión crítica a los años de la "gripe española" (1918-1919) / Sport in Spain: A critical review of the years of the ''Spanish flu" (1918-1919) / O esporte em espanha: uma revisão crítica dos anos da "gripe espanhola" (1918-1919)

Torrebadela-Flix, Xavier.
Educ. fis. deporte ; 39(1): https://revistas.udea.edu.co/index.php/educacionfisicaydeporte/article/view/340498, Enero 2020.
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-1104460
Problema em Espanha se sentiram as consequências da conjuntura sociopolítica internacional devido ao desenlace da Primeira Guerra Mundial e a Pós-guerra posterior. Nesse contexto, o inesperado episódio da chamada "gripe espanhola" entre 1918 e 1919 alterou parcialmente o discurso ideológico dominante no entorno do regeneracionismo.

Objetivo:

no intuito de avivar uma retrospectiva histórica do acontecimento, interpelam-se os discursos que utilizaram o esporte para tratar o que se denominou "problema nacional da educação física".

Método:

os dados que se apresentam partem da revisão bibliográfica de fontes documentais da época ­livros e imprensa ­, que permitem interpretar os textos históricos com um olhar crítico desde a história social.

Conclusão:

as consequências da "gripe espanhola" transformaram o imaginário coletivo e, por conseguinte, atingiram os discursos regeneracionistas a favor da exaltação da raça.
Biblioteca responsável: CO197.1