Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aspectos constitutivos de militantes na Enfermagem: a produção de sujeitos políticos / Constitutive aspects of nursing militants: production of political subjects

Borba de Almeida, Deybson; Reis da Silva, Gilberto Tadeu; Fernandes de Freitas, Genival; Carneiro dos Santos, Nívia Vanessa; Soares da Silva, Hudson; Melo Lima, Josse Maria; da Silva Santana, Laiane.
Av. enferm ; 38(2): 226-233, May-Aug. 2020. tab
Artigo em Português | COLNAL, BDENF, LILACS | ID: biblio-1114692
Resumo

Introdução:

trata-se de um estudo com base filosófica de Michel Foucault que buscou analisar a constituição do sujeito; no caso em questão, buscou-se compreender a enfermeira que milita pela profissão.

Objetivo:

analisar os aspectos constitutivos de militantes na Enfermagem.

Métodos:

pesquisa com método histórico, que usa o método de história oral, com uma abordagem qualitativa; foram entrevistadas 11 enfermeiras que militaram ou militam por situações profissionais. Após o uso da técnica de entrevista semiestruturada, os dados foram organizados no software n-vivo 10, e o método de análise foi a hermenêutica dialética.

Resultados:

as enfermeiras se constituíram militantes a partir de vivências comunitárias, familiares, nos movimentos sociais e na militância profissional, e de convívio com as diferenças éticas e sociais. Os discursos apontam para a constituição de sujeitos militantes fora dos espaços instituídos da sala de aula.

Conclusões:

ao olhar para a constituição de sujeitos militantes sob a ótica da hermenêutica dialética, encontramos a convergência interna entre as subcategorias apontadas, a produção de sujeitos militantes e as categorias analíticas deste estudo. Identificamos possibilidades formativas de sujeitos militantes e indicamos a necessidade de revisão dos processos formativos de enfermeiras.
Biblioteca responsável: CO136.1