Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estudo preliminar da Escala do Medo do Parto antes da Gravidez numa amostra de estudantes universitários / Preliminary study of the Portuguese version of the Childbirth Fear Prior to Pregnancy Scale in a sample of university students / Estudio preliminar de la Escala del Miedo al Embarazo en una muestra de estudiantes universitarios

Ferreira, Marlene de Jesus da Silva; Teixeira, Zélia de Macedo.
Referência ; serV(3): 1-8, jul. 2020. tab
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1143613
Enquadramento O parto é temido por ambos os sexos, conduzindo ao aumento das taxas de cesariana eletiva e medicalização. Embora seja mais temido na gravidez, a sua avaliação em populações não-grávidas contribui para uma intervenção precoce.

Objetivo:

Traduzir, adaptar e verificar as propriedades psicométricas de um instrumento que se propõe medir o medo do parto antes da gravidez, em população não-grávida.

Metodologia:

Estudo metodológico, recorrendo à tradução-retroversão e análise das propriedades psicométricas (fidelidade e validade) recorrendo à administração da Escala do Medo do Parto antes da Gravidez (EMPAG) e da Escala de Ansiedade, Depressão e Stress de 21 itens (EADS - 21).

Resultados:

A versão da escala adaptada, junto de 327 estudantes universitários, cumpriu os critérios de equivalência semântica, idiomática, experiencial e conceitual e apresenta boa consistência interna (a = 0,88) e estabilidade temporal. É constituída por 10 itens e explicada por 3 fatores, não existindo correlação com a EADS-21.

Conclusão:

O estudo preliminar da EMPAG apresentou boas qualidades psicométricas. Sugere-se o alargamento da amostra para sustentação dos resultados obtidos.
Biblioteca responsável: PT45