Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Formação política do enfermeiro na graduação: ótica de acadêmicos de enfermagem / Political training of nurses in graduation: the view of nursing academics

Brito, Maria da Conceição Coelho; Queiroz, Ana Kézia Cunha de; Dias, Maria Socorro de Araújo; Silva, Maria Adelane Monteiro da; Backes, Dirce Stein; Moita, Marina Pereira.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(3): 15-21, dez. 2020. graf, tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1146050

Objetivo:

analisar a formação política do enfermeiro sob a ótica de acadêmicos de um curso de enfermagem.

Método:

estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado entre 2015 e 2016, com 27 acadêmicos do décimo período de um curso de enfermagem. A coleta mediante entrevista semiestruturada, e a análise orientada pela Fenomenologia Social de Alfred Schutz.

Resultados:

o tipo ideal de discente foi avesso à política, mesmo considerando-a instrumento assegurador de sua cidadania, pois encontra dificuldade de inter-relacioná-la ao seu fazer profissional, e que concebe a universidade como espaço propício a discussão política, porém restrita a uma limitada quantidade de acadêmicos.

Conclusão:

o estudo evidencia que o discente típico de enfermagem demonstra inapropriação da ferramenta política, apesar de reconhecer a necessidade de se apoderar dela para desenvolver suas competências profissionais. Assim, o estudo contribui para reflexão da necessidade de favorecer espaços fomentadores do debate político no âmbito universitário. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2