Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impacto orçamentário na compra de equipamentos de proteção individual para enfrentamento da Covid-19 / Budgetary impact on the purchase of personal protective equipment for coping with Covid-19 / Impacto presupuestario en la compra de equipo de protección personal para enfrentar el Covid-19

Silva, Karen Aline Batista da; Giuliani, Patrícia Maria Moratelli; Camargo, Telma Aparecida de; Freitas, Karina Alexandra Batista da Silva; Gregório, Ana Lúcia; Toso, Lis Amanda Ramos.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 24(272): 5098-5107, jan.2021.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1148425
A Covid-19 é causada pelo coronavírus e transmitida por contato próximo, gotículas e aerossóis. Para minimizar o risco de transmissão, profissionais de saúde devem fazer uso de equipamentos de proteção individual, como máscaras ou respiradores, aventais e luvas. Objetivou-se analisar a quantidade consumida destes equipamentos de proteção individual antes e durante a pandemia e também o impacto orçamentário causado para sua aquisição. Estudo retrospectivo, compreendendo os meses de janeiro/fevereiro de 2020 (antes da pandemia Covid ­ 19) e março/abril (durante a pandemia Covid ­ 19), em um hospital público. Realizado avaliação do consumo e custo de aquisição dos insumos considerados equipamento de proteção individual.Os dados foram coletados em sistema de informação próprio da instituição. Todos os itens analisados apresentaram aumento importante na quantidade utilizada e, principalmente, no valor de compra, chegando custar 525% mais caro comparado aos meses sem pandemia. O aumento dos custos estava relacionado à escassez dos produtos tanto no mercado nacional, quanto internacional. Entender os valores pagos e estabelecer controle de dispensação dos equipamentos, favorece o planejamento orçamentário.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2