Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O esporte e o lazer em contextos de medidas socioeducativas no Brasil: panorama e análise da produção científica / Sport and leisure in contexts of educational correctional measures in Brazil: overview and analysis of scientific production

Oliveira, Ueliton Peres de; Conceição, Willian Lazaretti; Oliveira, Raul Angel Carlos; Grunnenvald, José Tarcísio; Reverdito, Riller Silva.
Licere (Online) ; 23(4)dez.2020. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1150851
Este estudo tem por objetivo evidenciar o panorama de pesquisas relacionadas ao esporte e o lazer em contextos de medidas socioeducativas no Brasil. Para tal, foram selecionados 9 artigos científicos e 5 dissertações através de busca nos Periódicos da CAPES, Base de dados SciELO, Google Acadêmico e Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Os resultados das pesquisas foram analisados a partir da análise de conteúdo. Através das categorias de análise, observou-se que o esporte e o lazer, quando tratados como vias e objetos de educação, propiciam ambientes favoráveis ao desenvolvimento positivo dos adolescentes, ainda que sejam concebidos na lógica funcional e utilitarista por uma grande parte das Instituições e adolescentes. Conclui-se que o restrito entendimento dos adolescentes sobre os potenciais do esporte e do lazer está intimamente ligado a falta de acesso a essas políticas em suas trajetórias.
Biblioteca responsável: BR1878.9