Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reuse of hospital bedpans / Reutilización de chatas higiénicas / Reutilização de comadres hospitalares

Mineli, Tamires Alessandra; Andrade, Denise de; Godoy, Simone de; Mendes, Isabel Amélia Costa; Tognoli, Silvia Helena; Marchi-Alves, Leila Maria.
Rev. bras. enferm ; 74(2): e20201040, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1251161
RESUMO

Objetivos:

avaliar os resultados de dois métodos de reprocessamento de comadres hospitalares.

Métodos:

estudo transversal. Comadres hospitalares contendo simulador de contaminação por material biológico ou matéria orgânica foram submetidas a limpeza manual/desinfecção com álcool a 70% ou termodesinfecção. A permanência de contaminação simulada foi avaliada por fluorescência e a presença de matéria orgânica pelo teste de detecção de proteína.

Resultados:

constatou-se a presença de simulador de contaminação nas comadres submetidas a ambos os processos. O assento se mostrou mais sujo após a limpeza manual (p=0,044). Nas áreas da pá e fundo externo, a descontaminação automatizada teve pior resultado quando comparada à manual (p=0,000). O teste de detecção de proteínas foi positivo em dois utensílios após a termodesinfecção.

Conclusões:

no reprocessamento de comadres hospitalares, a limpeza manual seguida de fricção com álcool a 70% mostrou-se mais eficaz que a limpeza automatizada. Há fragilidades relativas à reutilização de comadres hospitalares.
Biblioteca responsável: BR1.1