Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Capacitação nacional emergencial em Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Covid-19: um relato de experiência / National emergency training in Mental Health and Psychosocial Care on Covid-19: an experience report

Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres (Cepedes)Noal, Débora da Silva; Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres (Cepedes)Freitas, Carlos Machado de; Passos, Maria Fabiana Damásio; Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves)Serpeloni, Fernanda; Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres (Cepedes)Melo, Bernardo Dolabella; Kadri, Michele Rocha de Araújo El; Pereira, Daphne Rodrigues; Laboratório de Situações Endêmicas Regionais (Laser)Souza, Michele Souza e; Magrin, Nicolly Papacidero; Kabad, Juliana Fernandes; Meneses, Sara da Silva; Lima, Carolyne Cesar; Rezende, Maria de Jesus.
Saúde debate ; 44(spe4): 293-305, 2020. graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1290127
RESUMO Em março/2020, a Organização Mundial da Saúde emitiu a declaração de pandemia, em decorrência da disseminação do vírus SARS-CoV-2, disparando o alerta mundial sobre a necessidade de rápida expansão da capacidade de vigilância, prevenção e implementação das estruturas de assistência dos sistemas de saúde dos países. No dia seguinte à declaração do Ministério da Saúde que reconheceu a transmissão comunitária no Brasil, um grupo de pesquisadores foi convidado a reunir evidências científicas e melhores práticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial (SMAPS) na Covid-19. Foram selecionados 1.563 artigos que se referiam à saúde mental e/ou atenção psicossocial em contextos de emergências sanitárias. Participaram pesquisadores, docentes e voluntários de 25 instituições reconhecidas pelo notório saber, totalizando um montante de 117 profissionais voluntários. Optou-se por conformar um curso nacional na modalidade de Educação a Distância. Ao todo, 60.780 profissionais ingressaram no curso nos primeiros 30 dias de inscrição. A modelagem on-line, síncrona e assíncrona, possibilitou a formação durante o período de distanciamento social, assim como permitiu que profissionais de todos os estados, e do Distrito Federal, pudessem ter acesso a informações atualizadas e baseadas em pesquisas nacionais e internacionais, buscando garantir o fortalecimento das ações no âmbito das políticas de saúde, e com base nos protocolos internacionais.
Biblioteca responsável: BR1.1