Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

UFSC Graduate Program in Nursing: 45 years of contributions to the internationalization of brazilian nursing / Programa de Posgrado en Enfermería de la UFSC: 45 años contribuyendo a la internacionalización de la enfermería brasileña / Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC: 45 anos de contribuição para a internacionalização da enfermagem brasileira

Pires, Denise Elvira Pires de; Padilha, Maria Itayra; Ramos, Flávia Regina Souza; Backes, Vânia Marli Schubert; Bruggemann, Odaléa Maria.
Texto & contexto enferm ; 30: e2021A002, 2021. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1347921
RESUMO Objetivo: analisar a contribuição do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina para a internacionalização da enfermagem brasileira. Método: trata-se de estudo qualitativo de cunho histórico social e de base político-documental. Foram utilizadas como fontes primárias: 22 relatórios (1998 a 2020), disponíveis nos arquivos do referido Programa e site institucional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, além dos cinco Planos Nacionais de Pós-Graduação; como fonte secundária, o artigo acerca dos 30 anos do Programa. Os dados foram analisados seguindo os passos da análise de conteúdo temática, com o auxílio do software ATLAS.ti versão 9.1.5.0®. Os achados relativos às iniciativas de internacionalização realizadas no âmbito do Programa foram interpretados relacionando-os com as macropolíticas da Pós-Graduação brasileira. Resultados: as três categorias analíticas: Marco zero - os primeiros passos do Programa rumo à internacionalização (1976-1997), Marco da consolidação - fortalecendo estratégias de internacionalização (1998-2006) e Marco da excelência - a visibilidade da internacionalização (2007-2020) mostram os movimentos internos e externos que envolveram o processo de internacionalização do Programa. Conclusão: a contribuição do Programa de Pós-Graduação para a internacionalização da enfermagem brasileira pautou-se no compromisso do seu corpo docente e discente com a profissão e seus desafios, assim como no olhar crítico para os parâmetros legais instituídos. A trajetória, de 45 anos, norteada pelas bases constitucionais das relações internacionais, de modo original e desbravador, fomentou o desenvolvimento de parcerias, assessorias e solidariedade internacional. Todo esse movimento impactou positivamente no fortalecimento da ciência da enfermagem e saúde no mundo.
Biblioteca responsável: BR17.1