Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Early discharge for patients with benign pleural effusions using a Wayne catheter (pigtail) chest drain - analysis of safety, complications, and quality of life / Alta precoce para pacientes com derrames pleurais benignos em uso de dreno pleural de Wayne (pigtail) - análise de segurança, complicações e qualidade de vida

Miotto, André; Honda, Pedro Augusto Antunes; Dias, Daniela Cristina Almeida; Rivaben, Jorge Henrique; Botter, Marcio; Binotto, Bruno Fernando; Lopez, Julio Mott Ancona.
Rev. Col. Bras. Cir ; 49: e20213139, 2022. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1365379
RESUMO

Objetivo:

avaliar a segurança, a eficácia, as complicações e a qualidade de vida da alta precoce e acompanhamento ambulatorial de pacientes com derrames pleurais benignos submetidos à drenagem pleural com dreno de Wayne (DW).

Método:

estudo prospectivo, em que foram avaliados 47 pacientes entre julho de 2017 e outubro de 2018. Foram incluídos os pacientes com derrames pleurais não malignos, submetidos a drenagem pleural com evolução clínica compatível com o cuidado ambulatorial. Foram excluídos os pacientes submetidos a drenagem por outras afecções.

Resultados:

após a drenagem, a média do tempo de internação dos pacientes foi de 3,14 (±3,85) dias, sendo que 21 pacientes (44,68%) tiveram alta em até 24 horas após a drenagem. O tempo médio de permanência com o dreno foi de 12,63 (±7,37) dias. A análise do líquido pleural mostrou tratar-se de transudato em 87,3% dos casos e de exsudato em 12,3%. Dentre as causas do derrame pleural, destacaram-se insuficiência cardíaca (72,3%), insuficiência renal (19,1%), hepatopatias (6,3%) e pneumonias (8,5%). A qualidade de vida, analisada segundo os parâmetros do questionário SF 36, teve valores médios baixos, principalmente em relação a outros estudos. Na análise de cada descritor, a média apresentou-se maior somente na limitação por aspectos físicos. Nos demais descritores, os resultados foram semelhantes, mas menores.

Conclusão:

o uso ambulatorial de cateteres pleurais do tipo Wayne (pigtail) mostrou-se factível, seguro e com baixa taxa de infecções associadas. Trata-se de opção viável para pacientes selecionados.
Biblioteca responsável: BR1.1