Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

"A gripe asiática vem aí!": crônica de uma pandemia antes de sua chegada (Brasil, 1957) / "¡Se acerca la gripe asiática!": crónica de una pandemia antes de su llegada (Brasil, 1957) / "Asian Flu is Coming!": Chronicle of a Pandemic before its Arrival (Brazil, 1957)

Hochman, Gilberto.
Rev. cienc. salud (Bogota) ; 19(Especial de pandemias): 1-22, 2021.
Artigo em Português | LILACS, COLNAL | ID: biblio-1367482

Introdução:

este artigo aborda a chegada da pandemia de gripe asiática no Brasil a partir das notícias veiculadas entre junho e setembro de 1957 na imprensa da cidade do Rio de Janeiro, então capital fede-ral. As fontes utilizadas são três dos mais importantes jornais diários e duas revistas semanais disponí-veis on-line. Desenvolvimento o artigo acompanha três meses de informações, reportagens e opiniões sobre o surgimento e crescimento da pandemia na Ásia, nos Estados Unidos, na Europa e na América do Sul, sobre a ameaça de seu ingresso no país e sobre as ações do governo federal e, finalmente, os pri-meiros casos registrados no Rio de Janeiro no início de setembro. O autor analisa a pandemia no Brasil pelas lentes do jornalismo, abordando as percepções e incertezas sobre a doença e os preparativos dos governos assim como das instituições científicas e médicas. O artigo versa sobre as avaliações e críticas às ações governamentais, as repercussões dos primeiros casos, suspeitos e confirmados, na América do Sul e as dúvidas sobre a capacidade do Ministério da Saúde em responder à epidemia.

Conclusões:

o artigo mostra o papel central da imprensa e dos meios de comunicação na conformação da epidemia como evento social e político antes dela se realizar como evento biomédico
Biblioteca responsável: CO285.1