Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Segurança perioperatória do paciente: metodologias ativas como estratégias de ensino-aprendizagem-avaliação / Perioperative patient safety: active methodologies as teaching-learning-assessment strategies / Seguridad del paciente perioperatorio: metodologías activas como estrategias de enseñanza-aprendizaje-evaluación

Nagel, Mônica Vanessa Ochôa da Silva; Santos, Rúbia Knobeloch dos; Araujo, Bárbara Rodrigues; Viégas, Karin; Caregnato, Rita Catalina Aquino.
Rev. SOBECC (Online) ; 27: 1-9, 01-01-2022.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1372963

Objetivo:

Desenvolver recursos educacionais sobre segurança perioperatória do paciente e intervenções educativas na graduação de enfermagem.

Método:

Estudo metodológico direcionado para a elaboração de recursos educacionais sobre segurança do paciente no perioperatório, segundo o modelo de designinstrucional, com 22 graduandos de enfermagem de uma universidade federal de Porto Alegre, em 2019.

Resultados:

Desenvolvidos recursos e intervenções basea-dos nas metas de segurança perioperatória do paciente, por meio de jogo, simulação e exame clínico objetivo estruturado. Quatro cenários de simulação, validados por professoras, a partir da Escala do Design da Simulação, foram criados sobre prevenção de infecção relacionada à assistência de saúde, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos e comunicação efetiva na transição do cuidado.

Conclusão:

O design instrucional guiou o desenvolvimento de recursos educacionais sobre segurança perioperatória do paciente, viabilizando intervenções com metodologias ativas. Os recursos desenvolvidos permitiram o envolvi-mento dos alunos em diferentes perspectivas, fazendo-os refletir sobre sua prática e reformulá-la, consolidando a aprendizagem acerca da segurança do paciente.
Biblioteca responsável: BR2499