Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil de idosos, vítimas de trauma, atendidos em unidade de pronto atendimento de um hospital de ensino / Perfil de ancianos, víctimas de trauma, asistidos en unidad de pronta atención de un hospital de enseñanza / Profile of older adult victims of trauma cared for in the emergency care unit of a teaching

Silva, Nayara Tedeschi Fernandes da; Ribeiro, Rita de Cassia Helú Mendonça; Galisteu, Kátia Jaira; Cesarino, Claudia Bernardi; Pinto, Maria Helena; Beccaria, Lúcia Marinilza.
Ciênc. cuid. saúde ; 17(2): e42045, abr. -jun.2018. tab, graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1375039
RESUMO Este estudo objetivou analisar as características sociodemográficas e clínicas de idosos, vítimas de trauma, atendidos em uma unidade de pronto atendimento de um hospital de ensino. Método descritivo, com abordagem quantitativa, realizado em um serviço de referência em urgência e emergência, por meio de análise de 2113 prontuários eletrônicos referentes aos anos de 2014 e 2015. Para análise estatística utilizou-se Qui-quadrado, T Student e do coeficiente de correlação de Spearman, com nível de significância de 5%. A maioria dos idosos com idade entre 60 e 80 anos, do sexo feminino, com ensino fundamental incompleto, casado, cor branca e profissão do lar. As principais especialidades médica foram ortopedia/traumatologia e cirurgia geral e os diagnósticos mais frequentes foram traumas não especificados, seguidos de fraturas de extremidades e do fêmur. O desfecho clínico predominante foi a internação hospitalar em setor específico de ortopedia e traumatologia. Houve associação entre as variáveis tipos de traumas com a idade de cada idoso e entre os tipos de trauma e sexo, com predomínio do sexo feminino entre todos. Portanto, a enfermagem deve intervir na prevenção de trauma em idosos, com atenção especial às mulheres de idade avançada.
Biblioteca responsável: BR21.1